TeleHansen é desativado, cedendo espaço para novos canais de comunicação do Morhan

TeleHansen é desativado, cedendo espaço para novos canais de comunicação do Morhan

MUDANÇA NAS COMUNICAÇÕES

n

TeleHansen é desativado, cedendo espaço para novos canais de comunicação do Morhan

n

 

n

A partir desta segunda-feira (10 de dezembro), não será mais possível contatar o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) pelo número 0800 026 2001 – o tradicional “TeleHansen”, que por muitos anos foi uma importante ferramenta de comunicação e informação sobre a doença e a organização do movimento. Mas isso não significa que o Morhan vai diminuir suas possibilidades de comunicação, pelo contrário: o desativamento do TeleHansen abre espaço para fortalecimento do ZapHansen e do WebHansen, canais que têm crescido muito com as mudanças nos hábitos da população em relação ao uso de tecnologias da comunicação.

n

 

n

O TeleHansen era um dos três canais da central de atendimento do Morhan, que efetiva ações de comunicação, informação e cidadania para promoção dos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase no Brasil. Além do 0800 (TeleHansen), a central é composta por um número de whatsapp (ZapHansen – (21) 97912 0108) e meios eletrônicos (WebHansen: morhan@morhan.org.br e www.facebook.com/Morhan.Nacional).

n

 

n

Com a queda no uso da telefonia fixa, que foi sendo substituída pela telefonia móvel, o movimento observou a diminuição no número de chamadas para o 0800, com aumento do número de trotes, e ampliação dos contatos via ZapHansen. Além disso, os contatos via WebHansen também tiveram crescimento, mostrando que a internet pode ser terreno fértil para a comunicação e informação sobre hanseníase.

n

 

n

De junho de 2016 a maio de 2018, período em que essa central do Morhan foi reestruturada, os três canais da realizaram quase 7.500 atendimentos: são pessoas que buscam informações sobre a doença, tratamento, serviços de saúde, campanhas, organização do movimento, questões da luta dos filhos separados, ou buscam fazer denúncias. O que chama a atenção é que nesse período a procura via ZapHansen mais do que triplicou e a do WebHansen, mais do que duplicou.

n

 

n

Por tudo isso, o TeleHansen abre espaço agora para novas maneiras de nos comunicarmos com a população e com o voluntariado, mas deixa uma história de muita contribuição para o avanço dos direitos humanos das pessoas atingidas pela hanseníase no Brasil.

n

 

n

Valeu, TeleHansen!

n

Agora vem de ZapHansen e de WebHansen que seguimos firmes 🙂

n

 

n

>> ZapHansen: (21) 97912 0108

n

 

n

>> WebHansen: morhan@morhan.org.br e www.facebook.com/Morhan.Nacional

n

 

n

+ Telefone fixo do escritório do Morhan Nacional (horário comercial): (21) 2502 0100

n

 

n

+ Imprensa: comunicamorhan@gmail.com