Voluntária do Morhan conquista Prêmio AGES 2024 com obra sobre isolamento no antigo hospital colônia de Itapuã/Viamão – RS

Voluntária do Morhan conquista Prêmio AGES 2024 com obra sobre isolamento no antigo hospital colônia de Itapuã/Viamão – RS

A escritora, jornalista, e voluntária do Morhan no núcleo de Porto Alegre e região Metropolitana (RS), Ana Carolina de Oliveira, foi a vencedora do Prêmio AGES Livro do Ano 2024, na categoria não ficção, com sua obra “Nós não caminhamos sós – histórias de isolamento no antigo Leprosário Itapuã”. A premiação, promovida pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES), reconhece anualmente os principais destaques da literatura no Rio Grande do Sul.


O livro retrata histórias de vida marcadas pela política de segregação de pessoas diagnosticadas com hanseníase, vividas no ex-Hospital Colônia Itapuã (HCI), em Viamão. Durante seu auge, o HCI chegou a abrigar cerca de 2.500 pessoas, sendo uma das maiores colônias de hanseníase do Brasil.


Em seu discurso de agradecimento, Ana Carolina destacou as mulheres que inspiraram sua obra: “Dedico esse prêmio à dona Eva e à Marleci. Duas mulheres que tiveram a vida atravessada pela política que segregava os diagnosticados com hanseníase. Duas mulheres que toparam compartilhar comigo e com os leitores o que elas têm de mais precioso: suas histórias.”, escreveu a autora em sua rede social pessoal.


O reconhecimento também reforça a importância de preservar a memória das pessoas que viveram sob o regime de isolamento compulsório e de continuar a luta pelos direitos dos pacientes, filhos separados e suas famílias, e pela valorização do patrimônio cultural e histórico associado a essa época.


Para adquirir o livro, acesse o site da Editora Sulina no link: https://www.editorasulina.com.br/detalhes.php?id=855