26 de julho de 2010

26 de julho de 2010

MORHAN tem representante no Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

A diretora do Colegiado Nacional Leda Vilarin participou do Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizado entre os dias 19 e 21 de julho, em Brasília. O evento, que reuniu cerca de 2000 pessoas no Centro de Convenções Brasil 21, contou com a participação de profissionais e gestores das áreas de trabalho e educação na saúde, além de usuários, para discutir sobre a parceria e qualificação dos dois setores. A gestão da educação e a gestão do trabalho em saúde são duas questões fundamentais para a efetiva consolidação do SUS. Na formação dos profissionais de saúde, é importante salientar o fortalecimento do SUS para as reais necessidades de saúde da população. Márcia Bassit, Ministra Interina da Saúde, destacou o avanço do SUS nos últimos anos, e Esperanza Martinez, Ministra da Saúde Pública e Bem Estar do Paraguai, salientou que podemos comprar tudo, menos pessoas que atendem bem e que entendem a saúde como um direito humano.O Ministro da Educação Fernando Haddad, deixou transparecer a importância do MEC como um dos principais parceiros da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na saúde, lembrando que com uma “canetada”, o Presidente Lula assinou, durante reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nesta segunda (19/07), dispositivos que darão maior autonomia na gestão das universidades federais. “Ou seja, se um profissional se aposenta ou por qualquer motivo sai do trabalho, as universidades poderão imediatamente substitui-los sem os antigos entraves burocráticos”, salienta Haddad. Segundo o Ministro, o Presidente Lula declarou que não poderia sair da presidência sem assinar tais reivindicações que há 20 anos vem sendo pleiteadas pelos reitores das universidades federais.”O seminário contribuiu para a troca de experiências, valorizando os trabalhadores com vistas principalmente à identificação da gestão do trabalho e da educação, seus avanços, perspectivas, ações exitosas e dificuldades em executá-las, inclusive levando em consideração a humanização na realização do trabalho e na relação com os cuidadores”, finaliza Leda.

MORHAN tem representante no Seminário Nacional da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Read More »

Mais onze casos de hanseníase em menores

A hanseníase continua a fazer vítimas no Acre. Em Rio Branco, nos últimos dias, foram registrados onze casos em indivíduos menores de 15 anos. Com o número crescente da doença, coordenadores do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase decidiram intensificar a campanha de conscientização. Para o coordenador do MORHAN, Elson Dias, o aumento da doença ocorre devido ao diagnóstico tardio. Muitos pacientes não se preocupam em buscar atendimento médico logo que apresentam os primeiros sintomas, o que dificulta a cura. Outros simplesmente abandonam o tratamento. De acordo com Elson, os casos mais recentes que envolvem crianças preocupam a direção do MORHAN. Segundo ele, se uma criança contraiu a hanseníase, há grande probabilidade de que pessoas próximas a ela também possam estar com a doença. Edson viajou, na manhã de ontem, para o município de Cruzeiro do Sul, onde deverá participar de uma reunião com os demais membros do MORHAN dos vales do Juruá e Envira. A finalidade do encontro é intensificar a campanha de conscientização nessas regionais e evitar o aumento de casos de hanseníase. “A mobilização em Cruzeiro do Sul se dá no dia da festa do novenário em razão da maior concentração de pessoas no município”, afirma Edson. Segundo ele, a equipe de Rio Branco deverá seguir pela BR-364, realizando visitas nas regiões em que há indícios da doença. Para o coordenador, os locais mais pobres e com saneamento básico precário são os mais propensos à propagação da hanseníase. Casos registrados No ano passado havia 253 portadores de hanseníase no Estado, dos quais 96 na capital, 31 em Cruzeiro do Sul e 22 em Sena Madureira.  Campanha de conscientização Na próxima semana, a equipe do MORHAN deverá atuar no terminal urbano, rodoviária, escolas públicas, praças, além de realizar visitas domiciliares, com distribuição de panfletos para orientar a população sobre os riscos e cuidados que devem ser tomados contra o contágio da doença.  Fonte: Jornal “A Tribuna”

Mais onze casos de hanseníase em menores Read More »

Presidente Lula assina decreto com normas para o pagamento de indenização para vítimas da talidomida

A segunda-feira passada, 19 de julho, será lembrado como um dia histórico para todas as pessoas com deficiência física decorrente do uso da talidomida e seus familiares. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto Federal nº 7.235, que regulamenta a Lei no 12.190, de 13 de janeiro de 2010, e estabelece normas para o pagamento da indenização por dano moral às pessoas que adquiriram deficiência física decorrente do uso da talidomida.“É um dia feliz, resultado de muita luta; há muitos anos já existe pressão popular. Sem dúvida, situações como essa deveriam ter uma tramitação mais ágil”, declarou emocionada Claudia Maximino, presidente da Associação Brasileira de Portadores da Síndrome de Talidomida. “Gostaria de agradecer a pessoas como a doutora Izabel Maior, enquanto subsecretária nacional, e historicamente à Corde, que neste e em outros governos foi parceira na elaboração de pareceres decisivos para a avaliação e para a própria sanção presidencial do decreto; além disso, é inegável o esforço do Congresso Nacional, que ouviu as reivindicações e entendeu as nossas dificuldades”, concluiu Cláudia.“Essa conquista tem um significado importantíssimo. É uma justa indenização que chega agora após muitos debates nas mais variadas esferas desde a recomposição do processo em 2002”, afirma Izabel Maior, subsecretária nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da SDH/PR. Ela conta da sua admiração pelas lideres da sociedade civil nesta jornada.“Cândida Carvalheira e Claudia Maximino, respectivamente do movimento de pessoas com ostomia e com síndrome de talidomida. “São mulheres que muito admiro pela capacidade de articulação e negociação. Elas valorizam a luta do movimento social e a própria democracia”, diz Izabel.“A assinatura do decreto contou com o apoio do Poder Legislativo e foi resultado de uma grande articulação política da assessoria parlamentar da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH/PR); o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficará responsável pela operacionalização do pagamento da indenização. Foi assinado pelo ministro Paulo Vannuchi e trata-se do primeiro decreto na área da pessoa com deficiência que traz a assinatura da pasta de Direitos Humanos em seu novo status – de Ministério”, afirma Izabel Maior, subsecretária nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da SDH/PR.O pagamento da indenização será precedido da realização de perícia médica pelo INSS, que terá prazo de até 120 dias, a partir de 19 de julho, para iniciar os pagamentos referentes às indenizações previstas.Leia aqui a íntegra do decreto.

Presidente Lula assina decreto com normas para o pagamento de indenização para vítimas da talidomida Read More »