O Projeto de Lei 2104/11, de autoria do deputado Diego Andrade, que trata da indenização requerida aos filhos e filhas separados de seus pais pela política de isolamento compulsório da hanseníase, que imperou no país até 1986, foi desarquivado no dia 20 de fevereiro. O PL havia sido arquivado, assim como diversos outros projetos, em função de trâmites burocráticos que acontecem em toda mudança de legislatura.
n
Ainda que seja um trâmite comum, sabendo da importância e da urgência que esse tema exige, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), por meio da Comissão dos filhos separados, entrou em contato com o gabinete do deputado para pedir o desarquivamento o quanto antes, e foi informado sobre a solicitação de desarquivamento feita pelo gabinete, agora já atendida.
n
O projeto retorna, então, ao mesmo lugar em que estava: a Comissão de Finanças e Tributação do Congresso, cuja nova composição está em andamento. E a nossa luta volta a exigir que estejamos presentes nas sessões, cobrando os deputados e deputadas a levarem adiante esse projeto. Mobilização que precisa da participação intensa dos filhos e filhas separados, fiquem atentos/as às novidades por aqui!
n
Para acompanhar todo o histórico de tramitação do PL 2104/11, clique aqui.