Em Teresina, Morhan promove formação sobre hanseníase para comunidades tradicionais de terreiros

Em Teresina, Morhan promove formação sobre hanseníase para comunidades tradicionais de terreiros

Em Teresina, Morhan promove formação sobre hanseníase para comunidades tradicionais de terreiros

n

 

n

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) do Piauí realiza, na próxima quarta-feira (19), um encontro de formação com representantes de domunidades tradicionais de terreiros. O objetivo é fortalecer, em parceria com as comunidades e respeitando seus saberes tradicionais, a identificação de casos de hanseníase nos territórios, além de auxiliar na orientação sobre o tratamento e capacitar integrantes das comunidades como agentes multiplicadores das informações. A atividade contará com a participação de Magda Levantezi, da coordenação nacional de Hanseníase do Ministério da Saúde, e Thiago Flores, da coordenação nacional do Morhan.

n

 

n

Segundo dados do Datasus, em 2015, o estado do Piauí registrou 1.012 casos novos de hanseníase. Na região nordeste foram 12.760 e, no Brasil, 28.761.

n

 

n

A coordenadora nacional do Morhan, Lucimar Batista, explica que a formação também busca apresentar às comunidades o projeto que o Morhan desenvolverá em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, com previsão de início em agosto. Trata-se de uma grande mobilização com o objetivo de contribuir para a redução da carga de hanseníase em áreas prioritárias.

n

 

n

Para a primeira etapa, foram selecionados 20 municípios de seis estados: Pará, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins. No Piauí, além de Teresina, o trabalho será realizado também em Parnaíba e Floriano. Em cada local, durante oito dias, as equipes realizarão atividades de detecção oportuna de casos novos de hanseníase, formação dos profissionais de saúde da Atenção Básica, e buscarão promover a redução do estigma e da discriminação contra as pessoas acometidas pela hanseníase nas comunidades, empoderando as populações sobre as questões relacionadas à doença.

n

 

n

A intenção do Morhan é trabalhar, nestes municípios, de forma conjunta com associações de moradores, organizações da sociedade civil, agentes comunitários de saúde e, como no caso de Teresina, com comunidades tradicionais de terreiros e comunidades quilombolas.

n

 

n

Serviço

n

O quê: Formação sobre hanseníase para comunidades tradicionais de terreiros

n

Onde: Escola Fazendária – Centro Administrativo – Teresina/Piauí

n

Quando: 19 de julho, às 14 horas

n

 

n

Quem organiza: Morhan/PI, com a participação do MS e da coordenação nacional do Morhan