Em Teresina, Morhan promove formação sobre hanseníase para comunidades tradicionais de terreiros
n
n
O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) do Piauí realiza, na próxima quarta-feira (19), um encontro de formação com representantes de domunidades tradicionais de terreiros. O objetivo é fortalecer, em parceria com as comunidades e respeitando seus saberes tradicionais, a identificação de casos de hanseníase nos territórios, além de auxiliar na orientação sobre o tratamento e capacitar integrantes das comunidades como agentes multiplicadores das informações. A atividade contará com a participação de Magda Levantezi, da coordenação nacional de Hanseníase do Ministério da Saúde, e Thiago Flores, da coordenação nacional do Morhan.
n
n
Segundo dados do Datasus, em 2015, o estado do Piauí registrou 1.012 casos novos de hanseníase. Na região nordeste foram 12.760 e, no Brasil, 28.761.
n
n
A coordenadora nacional do Morhan, Lucimar Batista, explica que a formação também busca apresentar às comunidades o projeto que o Morhan desenvolverá em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, com previsão de início em agosto. Trata-se de uma grande mobilização com o objetivo de contribuir para a redução da carga de hanseníase em áreas prioritárias.
n
n
Para a primeira etapa, foram selecionados 20 municípios de seis estados: Pará, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Mato Grosso e Tocantins. No Piauí, além de Teresina, o trabalho será realizado também em Parnaíba e Floriano. Em cada local, durante oito dias, as equipes realizarão atividades de detecção oportuna de casos novos de hanseníase, formação dos profissionais de saúde da Atenção Básica, e buscarão promover a redução do estigma e da discriminação contra as pessoas acometidas pela hanseníase nas comunidades, empoderando as populações sobre as questões relacionadas à doença.
n
n
A intenção do Morhan é trabalhar, nestes municípios, de forma conjunta com associações de moradores, organizações da sociedade civil, agentes comunitários de saúde e, como no caso de Teresina, com comunidades tradicionais de terreiros e comunidades quilombolas.
n
n
Serviço
n
O quê: Formação sobre hanseníase para comunidades tradicionais de terreiros
n
Onde: Escola Fazendária – Centro Administrativo – Teresina/Piauí
n
Quando: 19 de julho, às 14 horas
n
n
Quem organiza: Morhan/PI, com a participação do MS e da coordenação nacional do Morhan