Morhan mobiliza usuários e agentes de saúde em Tocantins

Morhan mobiliza usuários e agentes de saúde em Tocantins

Morhan mobiliza usuários e agentes de saúde em Tocantins

n

 

n

A expectativa é que a programação na capital, Palmas, marque o princípio da organização de um núcleo Morhan no estado

n

 

n

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) participa, de 18 a 21 de julho, de uma série de atividades com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas/Tocantins, outras instituições que lutam pela eliminação da doença, usuários e agentes de saúde. A programação inclui debate sobre a situação da hanseníase no Brasil e a construção da programação da I Conferência Livre da Hanseníase. Representando a coordenação nacional do Morhan, Artur Custódio destaca a atividade de mobilização de usuários do SUS atingidos pela doença e profissionais de saúde, que será realizada no dia 21, pela manhã. “A intenção é iniciar a construção de um núcleo do Morham no Tocantins”, informa.

n

 

n

O estado do Tocantins registrou 1.334 casos novos de hanseníase em 2016. Nos primeiros cinco meses de 2017, já foram registrados 359 novos casos no estado, segundo dados do Ministério da Saúde, o que o torna o estado com o maior número de novos diagnósticos no país: são 94,1 novos casos a cada 100 mil habitantes.

n

 

n

Toda a programação será realizada na sede da Semus, confira detalhes:

n

 

n

18/07

n

8h às 12h – Situação da Hanseníase no Brasil hoje, desafios e ações

n

14h às 18h – Programação da I Conferência Livre da Hanseníase, que será realizada em Palmas em outubro, e manifesto Brasil Livre da Hanseníase

n

 

n

19/07

n

8h às 12h – Gravação para o documentário “Hanseníase, luta e dignidade no Brasil”

n

14h às 18h – Alinhamento metodológico e apresentação do projeto da Organização Panamericana

n

de Saúde (OPAS), que terá a parceria do Morhan, com o objetivo de contribuir para a redução da carga de hanseníase em áreas prioritárias. Para a primeira etapa, foram selecionados 20 municípios de seis estados, incluindo o Tocantins.

n

 

n

20/07

n

8h às 12h – Morhan no Tocantins e troca de experiências com a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), que apresentará os preparativos para o Congresso que a entidade realiza em novembro.

n

 

n

21/07

n

 

n

8h às 12h – Morhan se reúne com usuários e agentes de saúde para construir estratégias de educação em saúde, prevenção, diagnóstico oportuno e enfrentamento ao preconceito. O objetivo é organizar um núcleo do Morhan no estado.